Carnaval de Mogi das Cruzes: Unidos do Sales aposta nos encantos do circo
quinta-feira, 3 de março de 2011Há quatro anos consecutivos como vice-campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Mogi das Cruzes, a escola de samba Unidos do Sales, procura quebrar este tabu em 2010, para conseguir subir ao Grupo Especial. Para sua apresentação, que será às 21h05 deste sábado, na Avenida Cívica, a agremiação elegeu o enredo “A magia do circo vai te encantar”. O grupo desenvolve o trabalho em família, encabeçada pelo fundador da escola, Francisco Sales, que conta com o apoio de seus filhos e netos.
“Sempre gostei do circo. É um tema que sempre nos encantou. Espero que possamos fazer um bom desfile, até porque somos nós que abriremos o Carnaval de Mogi deste ano e vamos entrar para ganhar o título. O público pode esperar uma apresentação muito boa e com muitas novidades”, diz Sales.
Já a presidente da agremiação, Amanda Aparecida de Souza, que é filha do fundador, Segundo a presidente, um dos motivos para a escolha do enredo também foi a amizade dos integrantes com Edvaldo Hermenegildo, o palhaço Bubu, eleito o rei Momo do Carnaval 2010. Bubu, aliás, será destaque entre os 300 componentes que irão desfilar pela Unidos do Sales.
A letra do samba-enredo que será cantado foi escrita por William Albuquerque e Darlan Correa. A composição traz versos fáceis, que resumem a origem da arte circense e retratam personagens que fazem parte deste mundo, como os equilibristas, malabaristas e, claro, os tradicionais palhaços.
O fundador da agremiação se sente orgulhoso de estar presente em mais um Carnaval. “É uma alegria muito grande poder participar de mais esta festa. Já estou há 40 anos dentro do Carnaval de Mogi”. Ele conta que já foi integrante da Acadêmicos do São João e, quando saiu de lá, montou sua primeira escola: a Morro da Rochinha, que assim como a Unidos, também ficava aqui no Jardim Camila. “Como ninguém parecia levar a sério o trabalho, entreguei a agremiação para a comunidade”, lembra.
Foi então que, em 1994, ele fundou outra escola, que levava o seu nome: a Unidos de Sales. “Sempre tive a vontade de ter uma escola de samba. Somos uma família muito unida, trabalhando dia e noite pela escola”, afirma.
Além do fundador e da presidente, existem outros membros da família Sales que colaboram com a realização do Carnaval. Entre eles, está um dos filhos de Amanda, Marco Antonio Aguiar Martins Junior, de 13 anos. Ele trabalha na confecção dos três carros alegóricos que farão parte do desfile e está otimista com o desempenho da escola. “Acho que este vai ser o melhor desfile que nossa escola já fez”, acredita.
Outro filho da presidente, por sua vez, Lucas Ubiratan, é o mestre de bateria, responsável por comandar os 60 ritmistas.
Nos últimos quatro anos, a Unidos do Sales, vem mantendo o mesmo resultado no Carnaval: o segundo lugar no Grupo de Acesso. Desta vez, a comunidade se diz empenhada em mudar este quadro. “Estamos trabalhando forte para corrigir erros de harmonia e para melhorar as alegorias, pois estes quesitos sempre são os que mais nos tiram pontos”, destaca Amanda.
Fonte: O Diário