Suzano realiza 7ª Semana da Mulher
quinta-feira, 3 de março de 2011A Prefeitura de guia da cidade Suzano e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) organizam de 5 a 15 de março a 7ª Semana da Mulher, com o tema “Mulheres no Poder para o Exercício da Cidadania”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de Março, como símbolo da luta feminina pela igualdade de direitos.
Neste ano, como a data coincide com uma das principais festas populares do país, o Carnaval, as mulheres preparam uma abertura festiva, juntando-se ao Bloco Semeando Saúde, que inaugura os desfiles do Carnaval Suzano 2011, na avenida Mogi das Cruzes, a Avenida Cultural, neste sábado (5/3), às 20h.
Dos dias 9 a 11 de março haverá palestras sobre importantes temas como prevenção à saúde, discriminação, violência doméstica, mídia, aplicação e eficiência da legislação e a conquista de espaços de poder e decisões. Também na sexta-feira (11/3), está marcada uma marcha das mulheres pelas ruas centrais de Suzano com concentração na Praça dos Expedicionários, a partir das 17h30.
Haverá ainda uma oficina, no dia 15/3, voltada a funcionárias e funcionários da rede pública municipal de ensino e ao público interessado em questões de gênero na Educação, que serão discutidas de forma mais aprofundada. Clique no link abaixo e confira a programação completa.
Outro destaque é que durante o mês de março será lançada a nova edição do Guia da Mulher, publicação da Prefeitura de Suzano que reúne os principais serviços oferecidos pela administração municipal à população feminina. Com cerca de 70 páginas, o Guia traz as informações atualizadas e também a íntegra da Lei Maria da Penha, que tornou a violência doméstica passível de condenação.
Histórico
A luta das mulheres pela igualdade consolidou o 8 de Março. Nessa data, em 1857, um grupo de 130 mulheres morreu carbonizado durante protesto pela redução da jornada de trabalho em uma fábrica de Nova York. Em 1918, o 8 de Março é comemorado, pela primeira vez na Rússia, em referência à greve das tecelãs ocorrida em St. Petesburgo, no ano anterior. A paralisação deflagrou a Revolução Russa.
Oficialmente, o 8 de Março foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.
Fonte: Secom Suzano