Educadores de Mogi das Cruzes participam de palestra sobre prevenção contra a conjuntivite
quinta-feira, 24 de março de 2011A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sylvia Maria Abrantes Gomes, e a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei, fizeram, nesta quarta-feira (23/3), no auditório do Cemforpe, uma apresentação sobre conjuntivite para diretores e professores de escolas públicas e particulares do município. O objetivo é multiplicar as informações sobre cuidados e prevenção da doença face à epidemia registrada no Estado de São Paulo. Na cidade de Mogi das Cruzes, de janeiro até o momento, 5 mil casos já foram registrados.
As médicas prestaram informações detalhadas sobre a transmissão e medidas que precisam ser tomadas com o surgimento dos casos. “A pessoa doente precisa ser afastada para evitar a contaminação. Este vírus é altamente contagioso, sendo transmitido principalmente pelas mãos”, informou Tereza, que levou uma apresentação didática e distribuiu folhetos informativos aos educadores presentes. Ao final, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esclareceu dúvidas.
A professora Rosemary Petrassi Paz aprovou a iniciativa. Ela atua em três escolas públicas da cidade e, numa delas, os casos de conjuntivite têm sido freqüentes. “Nós somos multiplicadores e temos a obrigação de ampliarmos as informações sobre este e qualquer outro assunto de interesse à comunidade”, comentou ela, que levou cópia do modelo do folder para a produção e a distribuição entre alunos, professores e funcionários das unidades onde atua.
Thalita Ramos, diretora de uma creche, pegou conjuntivite, mas já está recuperada. Na escola onde trabalha, cinco crianças estão afastadas. “Redobramos os cuidados com a higiene, voltando a utilizar o álcool gel e incentivando, ainda mais, a lavagem das mãos. Os resultados estão sendo positivos”, afirma.
A conjuntivite é uma doença infecciosa dos olhos, comum na época do verão que pode ser transmitida por vírus ou bactéria. Não é uma doença grave, mas é incômoda e altamente transmissível, sendo que inicia-se num olho e normalmente passa para o outro. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa pelos objetos contaminados, quando não observados cuidados de higiene pessoal, especialmente lavagem das mãos.
Cuidados para prevenir a doença:
• Lavar as mãos e o rosto com freqüência
• Evitar coçar os olhos; manter lençóis
• Travesseiros e toalhas limpos e de uso individuais
• Não usar lenço, copo, travesseiro e outros objetos de quem está com conjuntivite
• Manter objetos de manuseio constante (telefone, maçaneta, caneta, teclado e mouse de computador) sempre limpos com água e sabão ou álcool
Fonte: Secom Mogi das Cruzes