Moradores de Mogi das Cruzes beneficiados pelo Bolsa Família recebem Carteira de Avaliação Nutricional
terça-feira, 3 de maio de 2011As Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde lançaram nesta segunda-feira (02/05) a Carteira de Avaliação Nutricional do Programa Bolsa Família. O evento foi realizado na sede da Secretaria de Assistência e tem como meta conscientizar as 15.691 famílias mogianas beneficiadas pelo programa sobre a importância do acompanhamento nutricional de crianças de até 7 anos de idade e mulheres em idade fértil – que deve ser feito duas vezes por ano, nos postos de saúde da cidade de guia Mogi das Cruzes.
“Nosso objetivo com esta novidade é melhorar ainda mais os resultados do Bolsa Família no município. Queremos que as crianças tenham uma evolução nutricional adequada e, neste sentido, a adoção da carteirinha facilitará muito o trabalho de acompanhamento. O trabalho é feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e a carteirinha já está disponível em todos os postos de saúde da cidade”, disse a secretária Marinês Piva, que esteve no evento ao lado do adjunto Edson Santos; do diretor da Rede Básica de Saúde, Cláudio Miyake; e do Ouvidor Geral do Município, Romildo Campello.
A implantação no município foi uma sugestão da Comissão Permanente de Controle Social do Programa Bolsa Família – formada por representantes de Conselhos e Secretarias Municipais, com o objetivo de garantir uma gestão de qualidade do programa. O acompanhamento nutricional é uma das exigências para que o benefício seja mantido.
Foram confeccionadas 17 mil carteirinhas, que serão distribuídas em toda a rede básica de saúde. Agentes de saúde da Prefeitura estão treinados para anotar todas as pesagens da famílias no documento. No evento desta segunda-feira, cinco famílias receberam o documento de forma simbólica.
Outras ações de conscientização sobre a importância da carteirinha são a divulgação da novidade em todas as edições do Rua Mais Feliz Cidadã e nos eventos Saúde na Comunidade, a distribuição de folhetos para distribuição nas escolas e locais de grande público e orientação às famílias nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (Cras) existentes no município, localizados no Jardim Aeroporto, Jundiapeba, Jardim Camila e Cezar de Souza.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes