Ouvidoria Geral do Município de Mogi das Cruzes chega à marca de 71% de resolutividade
sexta-feira, 20 de maio de 2011Desde que foi criada, em outubro do ano passado, até o dia 18 de maio deste ano, a Ouvidoria Geral do Município de guia da cidade Mogi das Cruzes já recebeu um total de 13.404 demandas. Deste total, 9.422 foram resolvidas, o que corresponde a 71% do todo, e 29% (3.831) ainda estão em fase de encaminhamento e tomada de providências. Para o ouvidor geral do município, Romildo de Pinho Campello, a atual taxa de resolutividade já é tida como satisfatória.
“Conseguimos chegar nessa taxa por dois fatores basicamente: o primeiro é o amadurecimento da própria Ouvidoria, que agora já está estabelecida há sete meses, e também pelo esforço das demais Secretarias em receber e atender essas demandas, que primeiro chegam para nós. Esta é uma grande demonstração do empenho e a preocupação que o prefeito tem com os pedidos da cidade”, declara Campello.
Das mais de 13 mil demandas registradas, 59,9% (8.033) são pedidos de serviços, 27,8% (3.724) são reclamações, 10,8% (1.447) são denúncias, 0,9% (118) são sugestões, 0,5% (61) são elogios e 0,2% (21) são solicitações de informações. Segregando as demandas por Secretaria Municipal, tem-se que a maioria – 25% (3.352) é referente à Secretaria de Serviços Urbanos, 23,6% (3.164) dizem respeito à Segurança, 13,8% (1.854) têm relação com o Semae, 12,2% (1.639) são atreladas à Saúde, 6,3% (841) dizem respeito aos Transportes, 5,1% (680) às Obras e 14% (1.874) a todo o restante.
Os serviços mais solicitados são limpeza de terrenos particulares (10,2%), reparos em vazamentos de água e esgoto (9,8%), limpeza de áreas públicas (5,2%), reparos de desníveis e buracos (4,2%), reparos no asfalto em geral (3,7%), falta de passeio (3,3%), recolhimentos pela Zoonoses (2,9%), reparos de defeitos em passeios (2,8%), troca de lâmpadas (2,8%), limpeza e carpinação (2,6%), nivelamento e cascalhamento de vias (2,3%), uso indevido de vias (2,3%), tapagem de buracos pelo Semae (2,1%) e conserto de vazamentos de água, também incumbência do Semae (1,9%).
O número 156 continua sendo o meio mais utilizado pela população para falar com a Ouvidoria. De todas as demandas, 63% (8.450) foram feitas diretamente ao número de telefone, 16,7% (2.232) são feitas por meio do preenchimento do formulário online, 13,3% (1.787) são realizadas presencialmente, 6,3% (847) surgem internamente e 0,7% (88) vieram por meio de carta.
Segundo o ouvidor, o grande destaque vai para o crescimento da utilização da Internet no registro das demandas. “Em março tivemos cerca de 700 demandas registradas. Já em abril este número subiu para quase 3 mil. Isso demonstra que as pessoas estão descobrindo a Ouvidoria. Estão utilizando mais este canal para registrar solicitações, até porque perceberam que é algo que dá resultado. A pessoa sempre vai ter uma resposta, ainda que seja um não”, conclui.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes