Mogi das Cruzes poderá ter nova passagem
sexta-feira, 19 de agosto de 2011A construção de uma nova passagem subterrânea, desta vez, na travessia da linha férrea do shopping, ligando as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi, é uma das principais propostas em estudo na Prefeitura de guia da cidade Mogi das Cruzes para melhorar a fluidez do trânsito na Cidade que, até o final deste ano, deverá somar uma frota de 200 mil veículos. A novidade foi anunciada ontem à tarde pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), que solicitou agilidade na elaboração do parecer sobre a viabilidade do projeto, o qual poderá acabar com o conflito numa das regiões mais movimentadas do Município.
Para retardar a necessidade de implantação de um rodízio municipal, sistema defendido pelo Parlamento Jovem (veja página 2), a atual Administração aposta também na abertura de novos corredores de tráfego, como a execução de mais trechos da Via Perimetral, em César de Souza e Jundiapeba, a Avenida Guilherme Giorgi e as marginais do Córrego dos Canudos.
“Os estudos para o rodízio em Mogi ainda são muito incipientes. Na Prefeitura, as propostas em análise são focadas na abertura de novas ruas e no fechamento das cancelas. Sabemos que com essa quantidade de veículos e com as ruas estreitas e antigas, o trânsito em Mogi ficará cada vez mais complicado, mas ainda assim o rodízio não está nos nossos planos. Há outros recursos que podem melhorar a fluidez do trânsito”, argumentou Bertaiolli.
Entre esses recursos, a grande novidade é a construção dessa passagem subterrânea, que partiria da Avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, na lateral do Mogi Shopping e da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), e terminaria já na Yoshiteru Onishi, passando assim, por baixo da Avenida Francisco Rodrigues Filho (trecho urbano da Rodovia Mogi-Guararema) e da rotatória recém-semaforizada da Praça Kazuo Kimura, em frente ao Habib’s.
“O estudo que encomendei é de um túnel que transponha a linha férrea e termine depois da rotatória. Pelo volume de veículos que há naquela região, não podemos ter avenidas cruzando com uma estrada”, justifica o prefeito.
Os números da Secretaria Municipal de Transportes apontam que, por dia, 35 mil veículos circulam pela Praça Kazuo Kimura, sendo quatro mil por hora. O trecho interliga as regiões do Mogilar, Nova Mogilar, Rodeio, César de Souza e Socorro, entre outros. Além disso, embora o tráfego de trens naquela passagem de nível seja insignificante hoje – a média é de duas composições de carga/dia -, existe um forte trabalho do Município para que o trem de passageiros chegue até César de Souza, o que mudará totalmente a situação atual.
Mas enquanto o trem não chega, o grande foco da proposta municipal é melhorar a fluidez do trânsito de veículos naquela região. “A semaforização que implantamos na rotatória não é para fazer o trânsito andar mais rápido ou mais devagar e, sim, para criar condições de segurança, principalmente para os pedestres. Para suportar esse aumento significativo na frota de veículos, sem que a Cidade pare, é preciso uma série de obras viárias, como essa nova passagem subterrânea”, avaliou Bertaiolli.
O estudo inicial de viabilidade da passagem subterrânea está a cargo de técnicos da Prefeitura. Se a proposta, que prevê um túnel mais extenso do que o existente na ligação da Rua Olegário Paiva com a Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, for considerada viável, a Prefeitura irá contratar uma empresa de engenharia para a elaboração do projeto executivo. “Com isso, saberemos quanto a obra custará e vamos buscar parcerias para que seja executada”, adiantou.
Fonte: O Diário