Projeto resgata história de Mogi das Cruzes
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011Se depender dos alunos do curso de Agenciamento de Viagens da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, os idosos de guia Mogi das Cruzes terão futuramente mais uma atração cultural: um tour pelos locais mais famosos e bonitos da Cidade.
O objetivo, segundo os estudantes, é criar mais uma opção para a turma da terceira idade. A iniciativa faz parte de um projeto escolar, que será avaliado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos.
Ontem, cerca de 40 pessoas, entre idosos, estudantes e professores, participaram do circuito turístico. Um ônibus foi alugado para percorrer os principais pontos da Cidade. E, para acompanhar a viagem, as estudantes Gleice Boaventura, Alexandra dos Reis, Fernanda Martins e Lílian Marques se caracterizaram como os personagens Braz Cubas, Isaac Grinberg, Gaspar Vaz e Dona Yayá (Sebastiana Mello Freire), respectivamente. Desta forma, ajudaram a contar a história do Município e de seus espaços públicos.
O circuito começou no Pró-Hiper, no Mogilar, com o embarque dos passageiros. O primeiro local visitado foi o Largo do Carmo, onde o grupo pode conhecer a Igreja do Carmo e o Teatro Vasques. De quebra, o pessoal passou pelo Centro de Cultura e Memória Expedicionários de Mogi das Cruzes.
Em seguida, uma rápida parada no Largo Bom Jesus e uma caminhada até o Santuário que leva o mesmo nome. Na sequência, a passagem pela Praça Coronel Almeida para visitar a Catedral de Santana, o obelisco – marco zero da Cidade – e a Escola Estadual Coronel Almeida, a primeira de Mogi.
A última parada foi no Parque Centenário, em César de Souza. Lá, ‘Dona Yaya’ aguardava o grupo para contar as últimas histórias, acompanhadas de piquenique ao lados dos pássaros e patos que vivem às margens dos lagos do local.
“Não existe esta programação cultural para o pessoal da melhor idade. Nossa intenção é dar o pontapé inicial nesta proposta a fim de garantir mais uma opção de lazer aos idosos. Eles já estão sendo contemplados com inúmeras iniciativas, mas faltava o turismo em nossa Cidade”, explicou Lílian Marques, 19 anos, estudante da Etec e uma das idealizadoras do projeto.
A intenção dos alunos é também ampliar o tour para a área rural e demais pontos turísticos.
Fonte: Diário de Mogi