Trio do Mogi das Cruzes joga 1ª vez no exterior
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011O elenco do guia de Mogi das Cruzes/Unip já vive a expectativa para a disputa do ‘Amsterdã Haarlem Basketball Week’, na Holanda. Mas três jogadores em especial contam os dias para o embarque rumo ao Velho Continente. O pivô Lucão, o ala Guilherme Filipin e o armador Fabricinho não escondem a ansiedade com a primeira experiência internacional da carreira. A equipe viaja neste sábado e retorna no dia 1º de janeiro.
Os três são os únicos atletas do elenco mogiano que ainda não tiveram a oportunidade de jogar em outro País. Os demais já atuaram fora do Brasil. Seja com a camisa de algum time local ou amistosos e torneios.
Fabricinho, apesar de seus 34 anos de idade, vai jogar uma partida internacional pela primeira vez na carreira. Apesar de ansioso, o armador de 1,86 metro consegue manter a calma e focar na conquista do inédito título. “A expectativa é a melhor possível e trazer o título de campeão. Estou um pouco ansioso, mas acho que a tendência é piorar quando estiver no avião, chegar lá e horas antes do jogo. Mas encaro com muita naturalidade, como se eu já tivesse feito algo parecido”, contou o jogador, ao garantir que não tem medo de avião. “Já viajei outras vezes e nunca tive problema. Dizem que o avião é o transporte mais seguro. Então vou acreditar nisso. Sei que vai ter gente com mais pavor do que eu. Vai ser só risada”, brincou.
Aos 28 anos, Guilherme Filipin já enfrentou equipes do exterior, mas sempre em território brasileiro. Fora do Brasil será a primeira vez. Sem demonstrar qualquer nervosismo, o ala de 1,90 metro pensa apenas na possibilidade de engrandecer o currículo com um título internacional. “Será uma oportunidade para avaliar as outras escolar. Verificar se estamos no mesmo nível. Não temos informações sobre os adversários, mas sabemos que são do primeiro escalão. Estamos treinando forte para buscar o título”, adiantou.
Filipin, no entanto, aproveitou para mandar um recado ao companheiro Lucão, de apenas 19 anos, jogador mais jovem do elenco. “O novato não vai escapar dos trotes (risos)”. Carregar as malas, ser pintado com pasta de dente e desfilar de cueca são apenas algumas das ‘ameaças’.
O pivô Lucão, no entanto, está tão ansioso com que nem se importa com as brincadeiras dos amigos. Afinal, esta será a primeira vez que ele viaja de avião. “É claro que estou preocupado com o trote, mas não vejo a hora de chegar o dia de viajar. Estou muito nervoso. A ficha ainda não caiu. Só vou me dar conta quando estiver dentro do avião”, descreveu o jovem jogador de 2,05 metros. “Nem sei também se tenho medo de avião. Só vou descobrir na hora. Por enquanto eu estou tranquilo. Quero só ver quando de decolar”.
A competição será composta por seis equipes. O Mogi está no grupo A ao lado de um combinado dos Estados Unidos e o campeão holandês Lansgtede. O grupo B é formado pela seleção da Nigéria, Barsy A (equipe campeã russa) e o atual campeão inglês Eagles.
Fonte: O Diário de Mogi