Mogi das Cruzes: AME terá 351 pacientes neste mês
sexta-feira, 2 de março de 2012Os primeiros mogianos que serão atendidos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da cidade de Mogi das Cruzes, que iniciará as atividades na próxima segunda-feira, já foram agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, são 351 pacientes da Cidade que passarão por consultas e procedimentos ao longo desse primeiro mês, com destaque para as especialidades de ortopedia e oftalmologia, que vão absorver 240 do total de consultas marcado. O atendimento será ampliado de forma gradativa nos próximos meses, com a previsão de alcançar, em junho, um total de 10 mil procedimentos, sendo 3,4 mil só em consultas médicas.
Ao contrário do previsto inicialmente, o agendamento de consultas no AME foi liberado pelo Estado somente hoje e, das 351 vagas liberadas para Mogi neste mês, 52 são para a especialidade de cirurgia geral e gastroenterologia; 13 pequenas cirurgias; 46 cirurgia vascular; 115 oftalmologia; e 125 ortopedia clínica.
Essas informações foram fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. O Diário também solicitou dados adicionais, o que possibilitaria saber sobre o agendamento de pacientes das outras cidades (inicialmente, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Salesópolis e Suzano), mas até o final desta edição a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que vai gerenciar o AME Mogi, não respondeu a demanda.
De acordo com o secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, em abril mais três especialidades serão disponibilizadas no AME: otorrinolaringologia, urologia e dermatologia. Em maio, outras serão acrescidas, chegando a um total de 13 áreas médicas (as especialidades a serem incluídas são cardiologia, endocrinologia, mastologia, nefrologia, neurologia e pneumologia). “Em junho, a previsão é triplicar o número de consultas”, destacou Cusatis. “A expectativa é muito boa com o início de funcionamento do AME”, acrescentou.
Apesar do início de atividades nesta segunda-feira, a inauguração oficial do AME deverá ocorrer no prazo de 10 a 15 dias, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Ele virá a Mogi para inaugurar o AME e, no mesmo dia, fará uma visita às obras do Hospital de Braz Cubas. No ano passado, o governador liberou R$ 4 milhões para o hospital e prometeu ajuda também neste ano. Será uma excelente oportunidade para ele anunciar mais recursos para a obra”, ressaltou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que esteve com o governador na noite da última quarta-feira.
Fonte: O Diário de Mogi