Mogi das Cruzes sofre com poluição de córrego e Rio Tietê
terça-feira, 4 de setembro de 2012Um trecho do Rio Tietê e um córrego que passam por Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, sofrem com a poluição.
O córrego do bairro Brás Cubas não conta com mureta de proteçãoo. As calçadas são estreitas, desniveladas e esburacadas. É possível ver pneu, garrafas pet, embalagens e até monitor de computador descartados irregularmente no leito do córrego. Moradores da região contam que, em dias de chuva forte, ele transborda e invade construções vizinhas.
Também por causa da poluição, o leito do Rio Tietê chega a ficar estreito na cidade. A baixa oxigenação favorece a formação de aguapés e de lodo nas margens.
Os problemas são reflexos da falta de tratamento de esgoto, que, segundo a bióloga Celi dos Santos, é quase inexistente. Ainda de acordo com a especialista, cerca de 80% do esgoto é coletado, mas o índice de tratamento é muito baixo.
Mogi das Cruzes é um polo regional e atrai consumidores e estudantes de cidades vizinhas. Mais da metade dos 12 mil alunos da cidade são de outros municípios. Os motoristas precisam ter paciência para enfrentar o trânsito – a frota de veículos dobrou nos últimos dez anos.
Seis candidatos disputam a vaga de prefeito de Mogi das Cruzes: Edgar Passos (PSTU), Fernando Muniz (PPS), Jorge Paz (PSOL), Marco Soares (PT), Marco Bertaiolli (PSD), Mário Berti (PCB). Já 443 concorrem a uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
Fonte: G1