Acesso à Mogi-Bertioga prejudica Perimetral
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012Grande parte dos 550 mil motoristas que farão uso da SP-98 para acessar as praias do Litoral Norte neste verão terá de passar por dentro de Mogi das Cruzes para fazer a viagem. A Cidade é utilizada como ligação entre as rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga e sofre com os impactos do excepcional acúmulo de veículos.
O principal deles é o congestionamento da Avenida Perimetral e sua consequente deterioração. Para amenizar o problema, o Governo do Estado prometeu a liberação de R$ 19 milhões para obras de recapeamento integral da via. A celebração do convênio, no entanto, ainda não ocorreu: mesmo que o recurso seja liberado, a obra ocorrerá apenas no ano que vem.
A partir das estatísticas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é possível ter uma ideia do impacto do fluxo de turistas na Avenida Perimetral durante os meses de verão. De acordo com o órgão estadual, a Rodovia Mogi-Bertioga tem um volume diário médio de cinco mil veículos, considerando-se o trecho da esplanada, nas proximidades de Biritba Ussu.
Isso quer dizer que, em meses comuns, a estrada recebe cerca de 150 mil motoristas. Já no mês de dezembro esse fluxo deverá dobrar, já que é esperada uma circulação de 290 mil carros na via. Consequentemente, o volume dobra também na Perimetral, que fica intrafegável durante os fins de semana.
Fonte: O Diário de Mogi