Assembléia em Mogi das Cruzes define implantação do Consórcio Regional do Samu
terça-feira, 12 de abril de 2011Em assembléia realizada nesta segunda-feira (11/4), no gabinete do prefeito da cidade de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, foi aprovado o estatuto e oficializada a criação do Consórcio Regional do Samu – Serviço Móvel de Urgência (Cresamu). Além de Biritiba Mirim e Salesópolis, que já haviam aderido ao consórcio, os municípios de Arujá e Guararema também foram oficialmente convidados a integrarem o grupo. A proposta de inclusão será enviada ao Ministério da Saúde e, se aprovada, garantirá o recebimento de mais três viaturas – duas básicas e uma avançada (UTI). O serviço deve ser inaugurado até o final de julho.
No final do ano passado, Mogi recebeu oito viaturas do Governo Federal, sendo sete básicas e uma avançada. Com a ampliação do consórcio, serão 11 veículos disponibilizados para o atendimento regional de urgências e emergências. “Vale destacar o exemplo que a nossa região está dando e que é muito importante.
O exemplo de um serviço público rateado entre os municípios em favor de um bem comum, que é salvar vidas”, afirmou Bertaiolli. Ele recebeu, ao lado do seu vice, José Antônio Cuco Pereira, os prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior; de Salesópolis, Adilson de Moraes; de Guararema, Márcio Alvino de Souza; e de Arujá, Abel Larini.
O prefeito mogiano destacou, ainda, os benefícios que a criação do consórcio garantirão aos moradores dos cinco municípios envolvidos, uma população estimada em mais de 500 mil pessoas. “A partir de agora vamos ter nossas estradas muito bem protegidas, o que é um grande ganho. Teremos cobertura para atendimento nas entradas de Arujá, Guararema e Biritiba Mirim”, observa. O serviço será acionado pelo telefone 192, que será integrado ao 193 do Corpo de Bombeiros.
A construção da Central de Regulação do Samu em Mogi das Cruzes, que ficará ao lado do Corpo de Bombeiros, está em fase final. Dos R$ 482,6 mil que estão sendo investidos na construção da unidade, R$ 274 mil serão repassados pela União e o restante está sendo complementado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Desta Central, atuará a equipe responsável por toda a mediação dos atendimentos móveis de urgência na região. “Haverá uma pessoa capacitada para direcionar a solicitação para onde for necessário de acordo com a ocorrência, seja um acidente, uma queda ou um incêndio”, explica o secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Bôas de Carvalho.
Para atender os cinco municípios, o serviço reunirá mais de 150 profissionais, entre coordenadores, médicos reguladores e socorristas, técnicos de enfermagem, condutores e equipe administrativa, entre outras especialidades. O custo estimado para os cinco municípios é de R$ 677 mil, sendo R$ 186,5 mil repassados pelo Governo Federal e o restante rateado entre os municípios de acordo com a população estimada para cada um. (APF)
Fonte: Secom Mogi das Cruzes