Bombeiros usam motos para agilizar atendimento em Mogi das Cruzes
terça-feira, 6 de agosto de 2013Os bombeiros de Mogi das Cruzes estão usando duas motocicletas para atender alguns tipos de ocorrência. O serviço começou em maio e é uma forma de dar mais agilidade aos serviços de emergência.
Em menos de dois meses, as motocicletas trouxeram mais agilidade para os atendimentos do Corpo de Bombeiros. Até o mês de julho foram registradas 52 ocorrências que envolveram esse veículo.
Duas equipes do batalhão foram treinadas para pilotar as motos, entre elas está Luiz Paulo Oliveira, soldado que conta que precisou passar por cursos de quase três meses para prestar esse socorro. “Fiz curso de condução de viatura em situação de emergência. Fiz também curso de resgate, que é de 254 horas de pronto-socorrismo, e um último de condução de moto. Ele ensina a conduzir a moto em situação de emergência”, explica.
Os socorristas do Corpo de Bombeiros carregam na moto um kit usado em emergências. São mais de 10 itens, entre eles oxigênio, kit parto, esguicho e extintores que servem para controlar princípios de incêndio, além das ferramentas que são usadas para facilitar os atendimentos. Por enquanto só a unidade do Shangai possui motocicletas.
O capitão Arnaldo Kaffer conta que as motos têm contribuído com a precisão da equipe, principalmente em horários em que o fluxo de veículos é bem maior na cidade. “A gente tem uma tabela onde há mais índice de ocorrência. As motos são realocadas de um ponto para o outro de acordo com este índice. Então tem horários de pico em que há a necessidade de a moto ficar em determinados locais porque ali com certeza o índice de acidentes é bem maior”, conta.
Fonte: G1