Católicos de Mogi das Cruzes rezam por novo Papa
quarta-feira, 13 de março de 2013Os católicos do Alto Tietê estão em oração pela escolha do novo Papa. Ele será o substituto de Bento XVI que, renunciou em 11 de fevereiro.
Na manhã desta terça-feira (12) a aposentada Renilde Pereira de Almeida participou de uma missa na Catedral de Sant’Anna em Mogi das Cruzes. ”Eu rezo e tenho um só pedido: que seja eleita no conclave que se inicia hoje no Vaticano a melhor pessoa para ser o novo Papa” conta Renilde.
Para o vigário geral da Igreja na Cidade de Mogi das Cruzes, padre José Eduardo Ferreira, um dos desafios do novo Papa será a continuidade da transmissão da fé. “A expectativa é sempre de muita esperança, de que as coisas na Igreja Católica possam tomar o melhor rumo possível de acordo com o novo Papa. A fé é milenar, tem 2 mil anos. A palavra de Deus, ensinada por Jesus, e como transmiti-la em tempos de mudanças é o grande desafio. Especialmente entre os jovens”, destaca. Por isso, o vigário diz que a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro em julho tem um aspecto importante.
Quanto à possível eleição de Dom Odilo Scherer como novo Papa, o padre José Eduardo diz que não passa de especulação. “Para nós brasileiros isso seria uma grande alegria, mas tudo pode acontecer no conclave. Todos os 115 cardeais têm possibilidade de serem eleitos”.
O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, enviou uma mensagem aos fiéis do AltoTietê. Ele declarou “que a Diocese vive intenso momento de oração, suplicando que a luz do Divino Espírito Santo ilumine as mentes e os corações dos senhores cardeais”. Ele completa que “ver a Igreja Católica diariamente presente nos noticiários em todo o mundo faz aumentar nos cristãos católicos, especialmente naqueles que têm a missão de serem pastores do povo de Deus, a consciência da grande responsabilidade que procede da missão da Igreja de ser luz do mundo, anunciando a esperança, testemunhando a paz e construindo a justiça.”
De acordo com a Cúria Diocesana, no Alto Tietê há 52 paróquias e 370 comunidades. A Cúria informa ainda que a região conta com cerca de cem padres entre diocesanos e religiosos e sete diáconos permanentes.
Conclave
De acordo com o Vaticano, 115 cardeais participam da escolha do novo Papa. Para votar ou ser votado o cardeal precisa ter até 79 anos. Os cardeais iniciaram o conclave com uma celebração na Basílica de São Pedro. Uma primeira votação está marcada ainda para esta terça-feira, mas, segundo o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, o nome do novo Papa não deve sair nesta terça.
Fonte: G1