Detran Mogi das Cruzes ficará no Alto do Ipiranga
sexta-feira, 11 de maio de 2012Abandonado desde a saída da 1ª Companhia da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, que se mudou para César de Souza, o prédio municipal da Rua Maria Osório do Valle, no Alto do Ipiranga, é o endereço escolhido para abrigar, na Cidade, a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A unidade, que terá caráter regional, funcionará com modelo semelhante ao do Poupatempo e vai ser implantada numa parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado, através da Secretaria de Gestão Pública. O investimento é estimado em algo próximo de R$ 4 milhões.
A escolha do local para implantação do futuro Detran foi divulgada com exclusividade pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e assinatura do convênio entre o Município e o Estado deverá ser assinado ainda neste semestre.
“O espaço do Alto do Ipiranga já foi vistoriado e aprovado pela equipe técnica do Estado para abrigar o Detran”, informou o chefe do Executivo.
Pelo convênio a ser firmado, o Município entrará com o terreno e também com a construção do galpão principal, que vai abrigar as várias atividades de competência do Detran. O Estado, por sua vez, será responsável pela estruturação do serviço, desde os equipamentos até os funcionários e a manutenção do local após o início do funcionamento.
“Quando o Estado decidiu implantar o Detran com o modelo de Poupatempo, Mogi foi uma das primeiras cidades a serem procuradas pelo Estado para receber uma unidade. Aceitamos e, agora, já temos a definição do local onde a unidade vai funcionar e o projeto está caminhando”, ressaltou Bertaiolli.
Lançado no segundo semestre do ano passado, o novo modelo do Detran visa reduzir a burocracia e agilizar a prestação de serviços, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Hoje, algumas das demandas já são absorvidas no próprio Poupatempo de Mogi das Cruzes.
O novo Detran irá absorver, também, a estrutura da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que hoje funciona no espaço do Centro de Integração Profissional (CIP) Deputado Maurício Nagib Najar, no Bairro do Mogilar. Com a saída da Ciretran, a área deverá ser usada pela Prefeitura na implantação de um centro de convenções da Cidade.
Prédio
A futura sede do Detran foi ocupada pela PM até março de 2008, quando a 1ª Companhia foi transferida para um novo prédio na Avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, em César de Souza. Desde então, o prédio é alvo constante de depredações e está abandonado. A princípio, o Município cogitou transferir para lá o Tiro de Guerra, hoje instalado no Mogilar. A proposta, no entanto, não foi adiante.
Fonte: Diário de Mogi