Educação de Mogi das Cruzes atingirá meta em 2012
quinta-feira, 29 de setembro de 2011As metas do Plano Nacional de Educação, que prevê o atendimento de 50% das crianças de 3 meses a 5 anos em creches até 2020, serão alcançadas em guia de Mogi das Cruzes no próximo ano. Pelo menos, esta é a expectativa do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), que inaugurou ontem a 20ª unidade destinada a este serviço, com o nome de Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Maria Apparecida Meirelles de Azevedo Arouca, no Jardim das Bandeiras, em César de Souza. O funcionamento total das 40 unidades prometidas até o final de seu mandato – além da reforma do Ceim Richer Romano Neto, no Jardim Esplanada – todas em tempo integral, contribuirá para que a finalidade seja atingida.
“Nós estamos trabalhando com o planejamento da necessidade de vagas em Mogi das Cruzes e, baseando-se no plano, elaboramos o programa da Cidade e chegamos à conclusão de que precisávamos de 40 unidades escolares. Aceitei o desafio, mas fomos além, pois a proposta nacional é de atender 50% das crianças em período parcial, e se fosse desta forma. matricularíamos 110 alunos de manhã e outros 110 à tarde, só que queremos atender no integral, com instalações adequadas e de qualidade”, destacou o chefe do Executivo.
Além das 20 unidades já entregues, 18 estão sendo construídas e mais três em fase de licitação, totalizando as 41 escolas de Educação Infantil até o final de 2012, com investimento de R$ 40 milhões e atendendo, juntas, 5,5 mil crianças. “E este é o nosso problema: a qualidade das creches. Com isso, a procura por vagas só aumenta e a cada dia mais mães querem tirar seus filhos de escolhas particulares para que sejam atendidos aqui. Por isso, criamos o Cadastro Municipal Unificado (CMU), que relaciona os casos, privilegiando quem realmente necessita”, disse.
Neste mês existem 2.658 pessoas na fila por uma vaga em creche mas, de acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle, este número varia muito, tanto que no mês passado, eram 3.506; em julho 4.112; em junho 4.461; e em fevereiro 6.344. “Toda semana recebemos vagas, uma média de 100 e também nova demanda por elas. Mas para organizar tudo isso, trabalhamos com o CMU e confiamos nesta inaugurações, mantendo também em funcionamento os prédios antigos para atender outras parcelas”, explicou.
Municipalização
Outra expectativa da Administração mogiana é municipalizar, até o final deste ano, mais sete escolas que hoje pertencem ao Governo do Estado e oferecem vagas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. As escolas estaduais Coronel Almeida, Professora Célia Pinheiro Franco, Professora Doracy Baptista de Campos Pereira, João Antonio Batalha, Professora Maria Aparecida de Faria, Professora Maria Luiza Menezes Fonseca e Professor Rodolpho Mehlmann, além dos 164 alunos da José Ribeiro Guimarães.
“A meta é de que até 2016, Mogi tenha municipalizado 100% das escolas de 1ª a 4ª, dentro de um acordo feito com o Governo do Estado. Nós já municipalizamos 5 escolas o ano passado com o prédio e, no final deste ano, mais 7 serão municipalizadas, avançando na transferência dos alunos do Estado para o Município”, pontuou Bertaiolli.
Fonte: O Diário