Enem testará sete mil estudantes de Mogi das Cruzes
terça-feira, 30 de outubro de 2012Cerca de sete mil estudantes de Mogi das Cruzes participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo fim de semana. Utilizado como porta de entrada em diversas universidades, já que a sua nota pode ser usada quando a soma for maior do que o resultado obtido no vestibular, a prova exige estudos extras dos alunos.
A edição 2012 irá avaliar o desempenho dos estudantes em cinco áreas de conhecimento. No sábado, os testes serão de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, que totalizam 180 questões de múltipla escolha. Já no segundo dia de prova, no domingo, o participante deverá elaborar a redação e responder cinco perguntas de língua estrangeira, previamente selecionada no ato da inscrição: inglês ou espanhol.
Segundo a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Santa Mônica, Ana Paula Marins, o papel das escolas na preparação dos alunos é fundamental no dia da prova. “Desde o primeiro ano realizamos simulados a cada semestre, com questões que possam cair no Enem”, explica.
Estudando na escola e em casa três vezes ao dia, Thalles Gonçalves Ferreira, de 17 anos, é um dos alunos que já alterou a rotina de estudos por causa do Enem. “A prova é muito cansativa com questões extensas. O preparo intensificado nos ajuda durante as longas horas que ficamos na sala”, afirma.
Entre as dicas de última hora, professores e especialistas recomendam que o participante se concentre em revisar o conteúdo básico das disciplinas escolares. Além disso, alguns jovens acabam por procurar os cursinhos que ofereceram testes das edições anteriores para aprimorar técnicas de redação e a compreensão do texto.
“Adquiri o hábito de ler os jornais para ficar antenado na atualidade, pois o tema da redação será algo do momento”, comenta Matheus Tomaz Carvalho, de 17 anos, que participará do exame. “Durante a prova vou analisando o assunto e depois no fim eu escrevo a redação. É fundamental saber quais são as suas limitações e manter o autocontrole para saber utilizar o seu tempo de prova”, complementa.
De acordo com a dirigente regional de Ensino, Teresa Lúcia dos Anjos Brandão, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) ainda não divulgou publicamente os locais das provas em Mogi das Cruzes.
Contudo, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) disponibiliza aos participantes o acesso das informações como o local, hora e os gabaritos das provas objetivas, no endereço eletrônico inep.gov.br mediante o número do CPF.
Fonte: Diário de Mogi das Cruzes