Falta de água é constante em Mogi das Cruzes
quinta-feira, 28 de julho de 2011Nos últimos meses, a quantidade de reclamações feitas por populares sobre falta de água vem crescendo muito. Segundo levantamento feito pela reportagem, baseado nas matérias publicadas, guia Mogi das Cruzes não passa uma semana sem que algum problema de desabastecimento seja relatado ao jornal. Ontem, durante visita ao Posto de Saúde de Braz Cubas (leia mais na página 2), o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) explicou que a escassez do produto se deve “ao crescimento absurdo da Cidade”.
Só para se ter uma ideia, neste último mês de julho (de 1º até ontem), cinco reportagens foram feitas sobre o assunto, a maior parte, abrangendo diversos bairros, ou seja, não são problemas pontuais. O número representa mais de uma ocorrência por semana. Em meses anteriores, a quantidade de matérias chegou a ser maior ainda.
Por exemplo, no último dia 12, mais de 30 moradores do Bairro Boa Vista, em Biritiba Ussu, fizeram um protesto, às margens da Rodovia Mogi-Bertioga, porque estavam sem água há quatro dias. Na ocasião, alguns levaram, inclusive, baldes com roupas sujas e panelas que não puderam ser lavadas por conta do desabastecimento.
De acordo com uma das moradoras, a aposentada Nair Rosa de Moraes, 71 anos, por diversas vezes, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) foi acionado, mas que nenhuma providência havia sido tomada até que a reportagem de O Diário interviesse. Mais tarde, o Semae informou que “o desabastecimento no Bairro Boa Vista era decorrente de um problema mecânico na bomba do poço que abastece a região”.
Três dias depois, trezentas famílias dos condomínios Residencial Vitória e El Shaday, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na Rua Adriano Pereira, em Jundiapeba, reclamavam de falta d’água havia dois dias. A vigilante Jaqueline Brito de Pena Ferreira, que reside no El Shaday, chegou a comentar que queria ter aproveitado seu dia de folga do trabalho para poder colocar a limpeza da casa em dia, mas que isso não foi possível por conta da falta d’água.
Com relação a esse problema, o Semae informou que a interrupção no abastecimento foi causada por uma falha na parte elétrica de uma bomba da autarquia, na Rua Senador Dantas, responsável por mandar água à região dos condomínios, que é o ponto final da rede.
Na semana seguinte, moradores da Rua A, situada na Vila Moraes, enfrentaram a falta de água por diversos dias alternados. As residências do local foram construídas em um morro e, justamente por conta da topografia, o abastecimento só é possível graças a uma bomba instalada pelo Semae no início da rua. A autarquia afirmou que as falhas no abastecimento de água na Vila Moraes foram desencadeadas por um problema identificado na rede que atende o Residencial Rubi.
Alguns dias depois, os moradores da Rua Deodato Moreira Cardoso, em Taiaçupeba, onde estão localizadas mais de 25 casas, contaram a O Diário que os problemas com abastecimento de água já viraram rotina. O acontecimento mais recente foi na noite do dia 23 passado, quando o serviço ficou interrompido por dois dias
A reportagem entrou em contato com o Semae para saber as razões deste problema e o que será feito para saná-lo. Sem mais detalhes, a autarquia informou apenas que uma equipe técnica foi ao local, fez o reparo necessário e garantiu que a normalização do sistema deveria ocorrer até o final daquele dia.
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) explica a constante falta de água que atinge a diversos bairros da Cidade com o fato de Mogi das Cruzes estar crescendo. “O Semae está funcionando normalmente, trabalhando para resolver os problemas de falta de água e esses problemas de falta de água são todos derivados do crescimento absurdo da Cidade de Mogi das Cruzes, com pontos que o poder público não tem capacidade de investir. Você tira uma fotografia da Região da Mogi Bertioga de 20 anos atrás, tinham 10 casas. Hoje, tem 10 mil casas e a rede de água é a mesma. O Semae, há 20 anos, não recebe investimentos para expansão de rede de água e então estamos pagando por isso, hoje, mas vamos buscar investimentos”, garantiu o democrata.
Fonte: O Diário de Mogi