II Cadeiraço do Dia D reúne 300 pessoas no centro de Mogi
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012A alegria tomou conta das ruas do centro de Mogi das Cruzes na manhã do último sábado (08/12) com o 2º Cadeiraço do Dia “D”, evento que comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, festejado no dia 3 de dezembro. O prefeito em exercício, José Antonio Cuco Pereira, prestigiou a ação organizada pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida ligada à Secretaria de Assistência Social, que, com o apoio da Universidade Braz Cubas, ofereceu uma série de atividades e serviços.
“Esta é uma demonstração de como as pessoas com deficiência são participativas, é uma maneira de integrá-los com a comunidade. Muita coisa foi feita em Mogi pelo prefeito Marco Bertaiolli, mas temos ainda o que avançar nesta área”, disse Cuco. O prefeito em exercício destacou a frota municipal de ônibus 100% adaptada e as novas obras feitas com o conceito de acessibilidade, como as Avenidas dos Canudos e Yoshiteru Onishi, além dos Terminais Estudantes e Central.
Este avanço da cidade pode ser constatado pela coordenadora da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Valeriana da Silva Alves, em sua participação na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada de 3 a 6 de dezembro em Brasília. “Estamos bem avançados em relações a outras cidades, mesmo a capital federal, Brasília, tem menos de 10 ônibus adaptados. É a confirmação de que estamos no caminho certo”, disse.
Igualdade
Além da comemoração pelas conquistas dos deficientes, o objetivo deste 2º Cadeiraço foi promover a interação entre todas as pessoas da sociedade, mostrando que todos são iguais. “Repetimos o sucesso do ano passado, isto nos mostra o quanto é importante para nós esta visibilidade. Mostramos para a sociedade que tudo é possível, que somos capazes de tudo”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Marinês Piva.
Após a caminhada da praça Coronel Almeida até a praça Oswaldo Cruz, os participantes puderam conferir várias atrações, como Banda da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e o Jogral da APAFI – Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Fissuras Lábio Palatais, além dos shows musicais com deficientes visuais e a Banda Gospel “Salva On”.
Na Praça Oswaldo Cruz, também serão realizados, até as 17 horas, diversos atendimentos em parceria com a Universidade Braz Cubas (UBC). Alunos e professores ficarão incumbidos de prestar os serviços de triagem, atendimento e orientação nas áreas de Estética; Optometria; Direito; Farmácia; Enfermagem; Fisioterapia; Radiologia; Serviço Social e Biologia.
Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes