Índice de violência cresce em Mogi das Cruzes
quinta-feira, 28 de julho de 2011A cidade de Mogi das Cruzes teve aumento no índice dos principais criminais registrados na Cidade no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, baseadas nos boletins de ocorrências efetuados nas delegacias do Município.
Segundo a Pasta, de janeiro a junho de 2011, Mogi teve 443 veículos furtados. No mesmo período do ano passado, este número foi 21% menor – 365 ocorrências. Já a quantidade de roubos de veículos ficou 16% maior neste ano do que em 2010. Nestes primeiros seis meses, foram computados 106 roubos de autos, contra 91 nos mesmos meses do ano passado.
O registro de roubos, em geral, também ficou maior neste ano. De acordo com a Secretaria, esta modalidade de crime somou 631 ocorrências. Em 2010, foram 577 – 9,3% a menos do que de janeiro a junho de 2011.
A quantidade de furtos, no geral, da mesma forma superou a do ano anterior. Em 2010, Mogi teve 1.623 ocorrências deste tipo. Já neste ano, somaram 1.890, ou seja, 16,4% a mais do que no período anterior.
Por fim, os homicídios dolosos tiveram alta de 30% neste ano, em comparação ao primeiro semestre de 2010 – um índice na contramão do Estado. De janeiro a junho, a Cidade teve 17 casos e, no ano passado, no mesmo período, foram 13 ocorrências.
Os números não refletem a média estadual. De acordo com a Secretaria, o Estado de São Paulo registrou uma expressiva queda de homicídios dolosos no primeiro semestre deste ano. Foram 278 mortes a menos do que no mesmo período do ano passado, quando houve 2.278 casos, uma diminuição de 12,2%. A cidade de São Paulo, a quarta maior do planeta, deu decisiva contribuição para a redução dos homicídios em todo o Estado e lidera a redução de mortes intencionais, com recuo de 28,79% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Em junho
As últimas estatísticas da Secretaria (são mais completas do que as dos anos anteriores) dizem respeito às ocorrências do mês passado. O maior índice do período é o de furtos em geral – 306 crimes. Na sequência, a quantidade de roubos, em geral, também assusta: 131 casos.
Em compensação, o volume de ocorrências envolvendo tráfico de entorpecentes caiu, em junho passado (16 casos), comparado com maio deste ano, quando a Polícia registrou 31.
O número de lesões corporais, segundo os dados da Secretaria, foi de 120 ocorrências em Mogi, no mês passado. Os estupros, por sua vez, somaram 10 registros – em janeiro deste ano, eram quatro.
Fonte: O Diário de Mogi