Mogi: Atendimento para manutenção de rede de esgoto dobra durante os meses de verão
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013A um mês do término do verão, as equipes de manutenção de rede de esgoto do Semae trabalham a todo vapor, atendendo a solicitações em diversos bairros da cidade. Diariamente, a autarquia tem cumprido uma média de 55 a 60 ordens de serviço. Este número é praticamente o dobro do registrado em nas épocas do ano marcadas por chuvas menos intensas. A maioria dos casos ocorre devido a entupimentos da rede.
O engenheiro Odokar Douglas Magalhães, responsável pelo Setor de Manutenção de Esgoto do Semae, explica que esta realidade é conhecida. De acordo com ele, a chegada do verão traz uma série de problemas para a rede, como a descarga de águas pluviais, além de areia, terra e folhas provenientes das chuvas típicas da estação.
“Diariamente, todas as equipes estão percorrendo os bairros e fazendo trabalho de limpeza e desobstrução de redes. Os caminhões hidrojato também são muito utilizados nesta época, pois ajudam a retirar o material sólido que fica depositado dentro dos canos”, explica Douglas.
Nos últimos 15 dias, os funcionários fizeram um trabalho concentrado de limpeza na região do Jardim Aeroporto e Santos Dumont. Além disso, uma equipe é destacada unicamente para atender Jundiapeba – e muitas vezes recebe reforço por conta do aumento da demanda. As ordens de serviço também são cumpridas em diversos outros bairros.
Nos meses de inverno, o número de casos solucionados por dia oscila entre 35 e 40. Já durante o verão, as equipes do Semae chegam a atender 60 ordens de serviço ou mais por dia. O movimento cresce nos dias posteriores a temporais, que ocorrem normalmente no final da tarde.
O Semae orienta a população a fazer as solicitações pelo telefone 115. Por meio deste número, a autarquia registra os pedidos e os encaminha para a programação de serviços. De acordo com Magalhães, muitas vezes a vizinhança identifica um pequeno vazamento e não faz o registro no Semae. Com o passar do tempo, o problema aumenta. “Por isso, é fundamental acionar o 115 sempre que houver qualquer necessidade de manutenção na cidade de Mogi das Cruzes”, completa.
Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes