Mogi das Cruzes busca apoio da Sabesp para implantar central de resíduos
sexta-feira, 29 de abril de 2011O prefeito de guia Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli reuniu-se, no final da tarde desta quarta-feira (27/04), com a presidente da Sabesp, Dilma Seli Pena, na sede da estatal, em São Paulo. Ao lado do prefeito de Salesópolis, Antonio Adilson de Moraes, Bertaiolli entregou um documento em que Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis se comprometem a, em consórcio, trabalhar junto à empresa para a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos na região.
A proposta será analisada pela Sabesp, que recentemente passou por uma mudança em sua estrutura, passando a trabalhar também com a questão do lixo. A intenção das quatro cidades é buscar uma solução moderna e eficaz para oferecer uma destinação adequada para os resíduos produzidos. Também participaram do encontro o deputado estadual André do Prado e o vice-prefeito de Biritiba Mirim, José Cury Andere Filho.
“Mogi das Cruzes, sozinha, não vai resolver a questão. Então, o que estamos fazendo é formar um consórcio e passar isso para quem tem capacidade técnica para tratar do tema. Procuramos o Governo do Estado para ser nosso parceiro neste projeto”, afirmou o prefeito.
Bertaiolli lembrou que a intenção é construir uma estrutura moderna em que o lixo encaminhado passaria por reciclagem e o que não fosse possível seria transformado em fonte de energia ou vapor, que poderiam ser utilizados por indústrias da região.
“O modelo de aterro sanitário está ultrapassado e possui vida útil curta. Por isso somos contra o projeto para a instalação de algo do gênero em nossa cidade. O que queremos é uma tecnologia moderna, que irá resolver o problema”, destacou.
Semae
Bertaiolli também discutiu com a presidente da Sabesp investimentos da empresa na cidade. Um dos assuntos tratados é a antecipação do prazo para a implantação de rede de esgoto nos bairros da Divisa, inicialmente previsto para 2015. Além disso, foi reforçada a solicitação para a implantação de rede de água na Chácara Guanabara, que teria um trabalho em conjunto da empresa com as cidades de Mogi das Cruzes e Guararema.
Outro assunto abordado foi a revisão da tarifa paga pelo município à Sabesp na compra de água. Em contrapartida, o Semae se compromete a realizar investimentos para diminuir o índice de perda na rede de distribuição do produto.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes