Mogi das Cruzes: Central de Agendamento de consultas ultrapassa 200 mil cadastros em seis meses
quinta-feira, 14 de abril de 2011O prefeito da cidade de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli realizou uma visita à Central de Agendamento de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (13/4). A unidade ultrapassou a marca de 200 mil pessoas atendidas desde o início da implantação do Sistema Integrado de Saúde (SIS), que ocorreu em 4 de outubro de 2010. Nestes seis meses, foram realizados 204.705 cadastramentos prévios, sendo que 10,5 mil destas pessoas já efetuaram seus cadastros completos e estão aptas a receber o Cartão SIS. A entrega do documento será feita no endereço do usuário.
Na visita, o prefeito apresentou vários números que mostram os avanços obtidos com a implantação do SIS. “O Sistema Integrado de Saúde foi implantado há seis meses, mas optamos por divulgá-lo somente quando tudo estivesse funcionando, o que está acontecendo agora. O balanço é extremamente positivo e mostra que estamos conseguindo avançar muito na qualidade e na resolutividade do atendimento prestado aos cidadãos”, explicou.
O prefeito falou sobre os prazos para marcação de consultas. Atualmente, uma consulta com ginecologista leva de 30 a 35 dias, exceto em casos de pré-natal, onde há maior rapidez para garantir segurança às gestantes e aos bebês. As consultas com clínico geral levam, em média, 21 dias, enquanto hipertensos e diabéticos inseridos no Programa Hiperdia são atendidos em sete dias. No prazo de uma semana, também é possível marcar um retorno em clínica médica. “No caso dos retornos, o paciente pode marcar diretamente no posto ou agendar pelo 0800-770-5585”, informou.
O grande avanço está em pediatria. Com o novo sistema, totalmente informatizado e que permite a visão geral da agenda disponível nos postos de saúde, é possível marcar uma consulta com pediatra em apenas um dia. “É claro que este prazo é possível desde que a pessoa não escolha a unidade e nem o médico, aceitando as vagas oferecidas pela Central. Mas é um número de excelência”, observou o prefeito, lembrando que as melhorias são resultado das novas contratações de profissionais e da melhor distribuição do atendimento, benefício conquistado com a informatização e integração da Rede Básica de Saúde. “O sistema melhorou, o corpo profissional melhorou e os resultados já são visíveis”, completou.
A Central de Agendamento de Consultas registrou, entre outubro de 2010 e março de 2011, um aumento de 64% no volume de atendimentos realizados. O número passou de 22.741 para 37.246 atendimentos nos últimos seis meses. No mesmo período, o número de ligações baixou de 64.151 (outubro/2010) para 58.369 (março/2011), com redução também das ligações perdidas (de 18.023 para 6.359 ligações perdidas). “Estes números caíram porque as pessoas estão conseguindo ser atendidas”, explicou o prefeito.
Fonte: Secom Mogi das Cruzes