Mogi das Cruzes cria grupo de trabalho para participar dos Objetivos do Milênio
segunda-feira, 4 de março de 2013O prefeito Marco Bertaiolli anunciou nesta sexta-feira (01/03), durante a solenidade de apresentação dos Objetivos do Milênio (ODM), no gabinete, que Mogi das Cruzes criará um grupo de trabalho para participar do programa – criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e gerenciado pelo Governo Federal. Os Objetivos do Milênio são um conjunto de oito metas que devem ser atingidas para que se garanta qualidade de vida, saúde, desenvolvimento, educação e respeito ao meio ambiente.
“Vamos constituir um grupo para levantar todas as ações realizadas no município e ligá-las ao programa. Sempre digo que a administração municipal é uma obra contínua, que está sempre evoluindo. Tivemos avanços históricos nas áreas de habitação, saúde e educação, mas sempre haverá o que fazer e temos muita disposição para trabalhar neste sentido”, comentou Bertaiolli, ao lado da presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli; do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira; e do presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo.
A assessora de Projetos Especiais da Secretaria de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Dorian Vaz, detalhou os Objetivos do Milênio e lembrou que seus objetivos são acabar com a fome e com a miséria; garantir educação básica de qualidade para todos; promoção da igualdade entre os sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; assegurar qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e, por fim, trabalho rumo ao desenvolvimento.
Um dos desafios é municipalizar os ODMs, como forma de garantir sua aplicação em todo o território nacional. As cidades possuem papel fundamental para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, já que possuem autonomia operacional, capacidade institucional para promover mudanças e ações propositivas em várias áreas, além de possibilidade de firmar acordos e convênios com os setores público e privado. “A criação do grupo de trabalho nesta sexta-feira foi um passo muito importante”, disse o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, que organizou a reunião.
O ex-prefeito de Picuí (PB), Rubens Germano, o Buba, participou do evento e relatou a experiência do município na implantação dos Objetivos do Milênio. De acordo com ele, é possível alcançar os objetivos traçados com comprometimento coletivo e muito trabalho. “Picuí é uma cidade com 20 mil habitantes e orçamento de R$ 26 milhões. Conseguimos bons resultados e tenho certeza de que municípios muito maiores, como Mogi das Cruzes, também terão vitórias neste sentido”, salientou.
Prestigiaram o evento na cidade de Mogi das Cruzes os vereadores Francisco Bezerra, Vera Rainho, Marcos Furlan, Caio Cunha, Emerson Rong, Karina Pirillo, Iduígues Ferreira e Clodoaldo de Moraes, além de secretários municipais.
Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes