Mogi das Cruzes: Habitação reúne famílias que serão contempladas com casas próprias
terça-feira, 17 de maio de 2011A Coordenadoria de Habitação da Prefeitura Municipal de Encontra Mogi das Cruzes cumprirá, a partir desta semana, um extenso cronograma de reuniões para informar e orientar as famílias que moram em áreas de risco e serão contempladas com moradias próprias, seguras e regularizadas, por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
Estão programados encontros com moradores da Favela do Cisne, Vila Nova União, beira do Rio Jundiaí e também com as 280 famílias já selecionadas para adquirirem as primeiras unidades a serem entregues na cidade, na Vila Melchizedec.
Nesta terça-feira (17/05) será dado um importante passo no caso das 36 famílias que moram na Favela do Cisne, no bairro do Rodeio. Profissionais da Coordenadoria irão até o local e coletarão documentos para encaminhamento e aprovação junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Logo na sequencia, nesta sexta-feira (20/05) já será realizada uma reunião com essas famílias na Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo orientá-las para as remoções, que devem acontecer entre agosto e setembro deste ano.
Na quinta-feira (19/05) acontece um outro encontro, desta vez com a comissão de moradores que acompanha a obra de reurbanização da Vila Nova União. Ali, como explica a coordenadora de Habitação, Dalciani Felizardo, está prevista a remoção de 23 famílias, sendo quatro em virtude das próprias obras e 19 porque habitam áreas de risco. As quatro famílias que se encaixam na primeira situação devem ser removidas em junho, e serão contempladas temporariamente com o Aluguel Solidário. Já as outras 19 só devem ser retiradas entre agosto e setembro, quando forem entregues as unidades do Minha Casa Minha de Cezar de Souza.
Na semana que vem será a vez de tratar do caso das famílias que vivem nas margens do Rio Jundiaí. De segunda a sexta-feira equipes irão até o local e coletarão documentos para iniciar o processo de habilitação dessas pessoas. Todos serão convocados a comparecerem na Coordenadoria de Habitação entre os dias 6 e 10 de junho com as documentações solicitadas e, a partir disso, a Coordenadoria montará um dossiê com cada situação específica. Mas, como explica Dalciani, ainda é preciso aguardar um parecer final sobre a área de influência que será desocupada.
“Agora estamos definindo a faixa que vamos trabalhar. Se ela for de 50 metros temos uma estimativa de 400 famílias que serão removidas. Se isso cair para 30 metros, o total de famílias já cai para cerca de 300”, diz, acrescentando que essas famílias serão contempladas com as unidades habitacionais que estão sendo erguidas em Jundiapeba, e têm entregas previstas para agosto e novembro deste ano. As remoções devem coincidir com esses períodos.
Já há também duas reuniões agendadas para o trabalho de pré-ocupação das 280 famílias que foram selecionadas para adquirir as primeiras unidades do programa Minha Casa Minha Vida no município – os empreendimentos Orquídea e Azaleia, na Vila Melchizedec. A primeira acontece já nesta quinta-feira (19/05), às 19h30, no Ciarte, e a segunda está marcada para o dia 5 de junho, no mesmo local, entre 10 e 14 horas. Nesta segunda oportunidade, as famílias serão atendidas separadamente, em dois grupos de 140 cada.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes