Mogi das Cruzes já vacinou mais de 18 mil pessoas contra a gripe
quinta-feira, 5 de maio de 2011Quem ainda não tomou a vacina contra gripe deve procurar um Posto de Saúde ou unidade do Programa Saúde da Família (PSF) até o dia 13 maio. Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ampliou o público-alvo e está disponibilizando a dose para, além dos idosos e povos indígenas, também gestantes, crianças de seis a 23 meses, trabalhadores na saúde e portadores de doenças crônicas. A dose aplicada protege contra a gripe comum, gripe B e H1N1.
Entre os dias 25 e 30 de abril, quando foi realizado o Dia “D” da campanha, o guia da cidade Mogi das Cruzes vacinou 18.101 pessoas contra a gripe, sendo 2.952 crianças, 1.127 gestantes, 406 trabalhadores da saúde, 13.457 idosos, três indígenas e 156 portadores de doenças crônicas.
“Os números estão dentro das expectativas, mas podemos melhorar com o envolvimento de toda a comunidade. A vacina contra gripe deve ser tomada antes da chegada do inverno, que é quanto aumentam os casos da doença”, afirma a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.
Além de proteger contra gripe, a vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que a dose comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose, enquanto crianças de 6 a 23 meses são imunizadas com duas doses.
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido de forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples, como lavagem das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção.
É importante lembrar que a vacina não causa gripe, já que em sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados, no entanto, pode apresentar dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não inviabiliza a imunização.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes