Mogi das Cruzes lança novo sistema de saúde
terça-feira, 5 de abril de 2011A Prefeitura da cidade de Mogi das Cruzes faz o lançamento oficial do Sistema Integrado de Saúde (SIS) nesta terça-feira, em um evento no Teatro Vasques, às 10 horas. A informatização da rede de saúde já tem cadastrado 10 mil usuários, mas a meta é atingir 120 mil pessoas. A unificação das unidades de saúde vai possibilitar ao mogiano obter atendimento em qualquer posto, mediante apresentação de seu cartão, com prontuário e numeração única.
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) aproveitou a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ivete, ontem, para apresentar o SIS aos presentes (veja matéria nesta página). Segundo ele, o planejamento da rede informatizada começou há um ano e meio, sendo que o cadastramento da população iniciou em outubro do ano passado.
“O ligue-médico continua a existir, mas a população poderá agendar as consultas pela internet, nos totens, nos postos de saúde”, enumera o prefeito. Serão dez totens espalhados em pontos estratégicos da Cidade e pela internet deve ser utilizado o sitemogidascruzes.sp.gob.br/sis. Os usuários da rede municipal terão um cartão com código de barra, contendo sua identificação e histórico.
“O cidadão não vai precisar ficar preocupado de passar por outro médico, pois ele (o médico) terá acesso a todas as informações do paciente”, explica o prefeito. A população também receberá um guia de saúde, com informações sobre as unidades de saúde, especialidades, lista de medicamentos disponíveis e informações gerais.
Evitará também o agendamento duplicado, pois cada cartão tem numeração única. Além das unidades de saúde, o sistema também integra à Santa Casa, com o programa Mãe Mogiana e, futuramente, o pronto-socorro da instituição. A identificação será utilizada apenas por mogianos. “Faremos o atendimento a pessoas de outras cidades, naturalmente, mas o cartão, inicialmente, é somente para a população local”, especifica Bertaiolli.
Os cartões serão entregues nos postos de saúde ou enviados às casas dos usuários. Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas-Bôas de Carvalho, o desafio do sistema integrado é o prontuário eletrônico, com previsão de conclusão até o final do ano. Toda a documentação dos pacientes será guardada durante cinco anos.
Ainda, entre os investimentos no setor, será inaugurada no próximo dia 16, às 10 horas, a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) no Jardim Nove de Julho. O investimento totaliza R$ 565 mil.
Fonte: Diário de Mogi