Mogi das Cruzes prepara vacinação contra HPV para o mês de março
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta semana a capacitação das equipes de enfermagem para a campanha de vacinação contra o vírus HPV – Papiloma Vírus Humano. A imunização começa no dia 10 de março e é direcionada para meninas com idade entre 11 e 13 anos.
O HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo do útero e a vacinação está sendo introduzida pelo Ministério da Saúde neste ano. Segundo dados oficiais, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres e a vacina contra o HPV é bastante eficaz, com percentual de proteção estimado em até 98%.
A mobilização das adolescentes, no entanto, está sendo considerada como principal desafio da ação. “Essa é uma faixa etária que já não frequenta o posto de saúde de forma rotineira, como os menores, por isso precisamos da ajuda de todos para a divulgação”, afirma a médica da Vigilância Sanitária Municipal, Tereza Nihei, que já fez contato com educadores e dirigentes de ensino da cidade em busca de apoio.
A vacina contra o HPV será ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de março. A partir de 2015 a vacina passará a ser oferecida para as crianças de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.
De acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda deverá ser aplicada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
A vacina estará disponível em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Uma recomendação do Ministério da Saúde é que essa imunização seja realizada também nas escolas onde estudam meninas de 11 a 13 anos, facilitando o acesso das jovens à proteção. “Já iniciamos os contatos com as escolas de meninas nesta idade solicitando um levantamento dessas alunas”, informa a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes. A vacinação nas escolas será realizada mediante a autorização escrita dos pais e o estabelecimento será avisado com antecedência sobre a data agendada para a imunização.