Mogi das Cruzes recebe desafio de damas
segunda-feira, 24 de outubro de 2011A equipe de damas de Encontra Mogi das Cruzes está de volta aos Jogos Abertos do Interior. Após um ano sem conquistar a classificação, os atletas mogianos estão confirmados para a 75ª edição da ‘Olimpíada Caipira’. Disputar a primeira divisão será um grande desafio para os comandados do técnico Ossamu Ikeda. Conquistar medalhas não é o foco principal. O objetivo do time mogiano é fazer boas apresentações nos tabuleiros.
Para a disputa da maior competição esportiva da América Latina, a equipe de Mogi será composta por 10 atletas, sendo duas mulheres e oito homens. A média de idade dos jogadores é 25 anos. “Estamos com a mesma formação desde 1998, quando ainda eram garotos. Acompanhei o crescimento de cada um deles”, destacou o treinador, ao informar que nove dos 10 atletas moram no Distrito de Jundiapeba.
A modalidade damas na ‘Olimpíada Caipira’ é disputada apenas na categoria equipes mistas, com mulheres e homens. São cinco tabuleiros ao mesmo tempo. Um deve obrigatoriamente estar com atletas do feminino. Quatro tabuleiros são de 64 casas e um de 100 casas.
A contagem é feita de seguinte forma: vitória vale 3 pontos, empate um, derrota 0,5 e ausência nenhum ponto. “É um jogo mais complicado que o xadrez. Nas damas, por exemplo, você não pode fugir de tomar a peça do adversário. Não existe a famosa frase soprar nas damas. É obrigatório comer a peça do adversário”, explicou.
Para Ossamu Ikeda, a briga pelo título da primeira divisão dos Abertos na modalidade será entre as potências São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Pindamonhangaba, Americana e Ribeirão Preto.
A briga de Mogi, segundo ele, será para fugir da última colocação. “Nos Jogos Abertos não existe disputa mais complicada do que nas damas. O nível é muito forte. Os adversários contratam jogadores campeões da Europa. Disputar a primeira divisão é bucha. E das grossas”, adiantou o técnico, ao falar das chances da Cidade. “Sendo bem realista, se Mogi terminar em penúltimo já será lucro. Acredito que vamos brigar com Suzano”, completou.
Nos Jogos Regionais de Pindamonhangaba 2011, o time mogiano perdeu de Jacareí e encerrou na quarta colocação. “A equipe de Jacareí era toda com atletas de fora”, disse Ikeda, treinador de Mogi desde 1998. A vaga nos Abertos veio por Mogi ser cidade-sede.
As partidas das damas serão disputadas entre os dias 13 e 19 de novembro, no Clube Náutico Mogiano, localizado na Rua Cabo Diogo Oliver, 758, na Ponte Grande.
Fonte: Diário de Mogi