Mogi das Cruzes: Secretaria Municipal de Cultura divulga iniciativas de apoio aos artistas locais
sexta-feira, 20 de maio de 2011A Secretaria Municipal de Cultura realizará uma série de atividades de incentivo à classe artística mogiana até o final do ano. O Mapa Cultural Paulista, o Programa de Ação Cultural – ligado ao Governo do Estado – , os Prêmios Nacionais de Cultura e o estímulo a exposições com apoio do Fundo Municipal de Cultura são as ações programadas pela pasta para 2010. Todas as iniciativas têm como objetivo estimular a participação dos artistas mogianos e a divulgação de seus trabalhos, nas mais variadas áreas de atuação.
“Estamos dando divulgação a estas ações para que a população mogiana participe e demonstre seu talento. Há oportunidades para apresentação de trabalhos em diversos setores, com apoio público, justamente para estimular o aparecimento de talentos locais”, afirmou o secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida.
O Mapa Cultural Paulista é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Governo do Estado, com o objetivo de identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural em todo o Estado. É realizado nas fases municipal, regional, estadual e de circulação. A fase municipal terá início nesta sexta-feira (20/05) e irá até o dia 29 de junho.
Houve 40 inscritos na categoria Artes Visuais, 42 em Literatura, 24 em Coral, sete em teatro, cinco em vídeo, dez em dança e outros cinco em música instrumental. Os trabalhos ficarão expostos para serem apreciados pelo público. A seleção acontecerá em junho, com datas distintas para cada categoria.
O secretário de Cultura também informou que estão abertas as inscrições para o Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado, que oferece apoio para projetos nas áreas de criação de sites, promoção de manifestações culturais com temática LGBT, culturas tradicionais e espetáculos circenses. O auxílio ocorre por meio editais ou de incentivo fiscal. As informações podem ser obtidas no site www.cultura.sp.gov.br.
Fundo Municipal de Cultura
O secretário de Cultura também falou sobre o Fundo Municipal de Cultura, instrumento público de fomento para as produções artísticas e culturais da cidade. Regulamentado em março de 2011, o Fundo recebe os valores arrecadados com a locação de espaços públicos do município para atividades artístico-culturais, doações, transferências de entidades públicas ou outras receitas. O dinheiro pe aplicado, exclusiva e obrigatoriamente, em produções, programas, planos e projetos de artistas locais, incentivando a produção de arte e cultura na cidade.
O Theatro Vasques e o Ciarte, por exemplo, já revertem suas receitas para o Fundo desde a publicação do Decreto nº 10.167, que estipula o repasse de 10% da renda bruta da bilheteria, o que totalizou R$ 72.738,89 até o mês de março. O dinheiro será destinado a projetos culturais de acordo com parecer técnico da Secretaria Municipal de Cultura e posterior aprovação do Conselho Municipal de Cultura (Comuc).
Um dos instrumentos de apoio é o Edital de Incentivo e Apoio a Projetos Culturais, que prevê a seleção de 25 projetos culturais, cujas inscrições podem ser feitas de 19 de maio a 18 de junho, em três categorias. Podem se inscrever pessoas físicas da área cultural, agrupamentos sócios culturais e instituições da sociedade civil sem fins lucrativos e legalmente constituídos, desde que desenvolvam ações de caráter cultural em guia de Mogi das Cruzes.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes