Mogi das Cruzes: Um carro para cada 2 habitantes
segunda-feira, 25 de abril de 2011Mogi das Cruzes fechou o último mês com uma frota total de 179.894 veículos. Deixando de fora os caminhões, ônibus, máquinas e reboques, as estatísticas indicam a existência de mais de um veículo na garagem de cada domicílio mogiano, o que ajuda a entender as ruas e avenidas cada vez mais congestionadas. A Cidade que somou 387.241 moradores no Censo 2010 tem, proporcionalmente, a média de um carro de passeio, moto ou caminhonete para cada dois habitantes. Só no ano passado, 4.717 novos motoristas tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mogi.
Os dados divulgados pela Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes impressionam. De 2000 para cá, a frota motorizada do Município (carros, motos, caminhonetes, caminhões, ônibus, máquinas e reboques) aumentou algo próximo de 110%. Isso significa que o número de veículos é superior à população de muitas cidades paulistas – São Caetano do Sul, Itu, Bragança Paulista e Araçatuba são algumas delas – e chega a ser maior, inclusive, que a de alguns países, como São Tomé e Príncipe, ilhas localizadas no Golfo da Guiné e onde a língua portuguesa é o idioma oficial dos 163 mil habitantes. Se a comparação for feita com o principado de Mônaco, o total de veículos registrado em Mogi equivale a seis vezes o total de moradores da riviera francesa, famosa principalmente por conta do seu circuito de Fórmula 1, do cassino de Monte Carlo e da princesa Grace.
No Alto Tietê, a frota mogiana é de longe superior, também, ao total de habitantes da maioria das cidades – só não é maior do que a população de Itaquaquecetuba e Suzano. É como se, de uma única vez, todos os moradores de Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Arujá se mudassem para Mogi das Cruzes e cada um tivesse um veículo para se locomover pelas mesmas ruas que serviram, até o século passado, às carroças. Algumas novas avenidas surgiram nas últimas décadas, em especial, dos anos 80 para cá, mas não na mesma proporção ao número de veículos.
E não precisa ir muito longe para constatar essa realidade. Em 1997, Mogi das Cruzes tinha uma frota de 71.346 veículos. Agora, ela soma 179.894, um aumento de 152% e 108.548 meios de transporte a mais em circulação. De 2000 para 2010, o número de veículos saltou de 86.078 para 176.974, o que implica num crescimento de 105%, Nesse mesmo período, a população mogiana cresceu 17%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Só no último ano – de março de 2010 para março de 2011 – a estatística da Secretaria Municipal de Transportes indica a elevação de 1,7% na frota, o que dá uma diferença de 2.920 veículos. Isso significa 243 equipamentos de transporte motorizado a mais na Cidade a cada mês.
Da frota total, a maioria absoluta – 68,5% – é de carros de passeio. Eles somaram, em março passado, 123.176 unidades. As motos vêm logo em seguida, no item quantidade. São 26.578 veículos motorizados de duas rodas em circulação pela Cidade. Na sequência, aparecem as caminhonetes, que somam 17.833. Em relação ao ano passado, o incremento foi de 432 veículos deste tipo, os quais há tempos deixaram de ser a preferência de moradores da zona rural.
O número de caminhões também ganhou, nos últimos 12 meses, 228 unidades a mais, enquanto que os ônibus tiveram um incremento de 11 veículos e, as máquinas, de oito unidades. O total de reboques foi ampliado em 26.
Fonte: Encontra Mogi