Mogi: Escola Ambiental comemora seis anos com atividades para 400 alunos
quarta-feira, 6 de junho de 2012Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem (05/06) e ao seu aniversário de 6 anos, a Escola Ambiental de Mogi das Cruzes promoveu palestras e oficinas para 400 alunos da rede municipal. Com o tema “Educação Ambiental além da sala de aula”, estudantes e professores foram divididos em diferentes espaços da escola em Jundiapeba, onde aprenderem mais sobre horta, reciclagem, cuidado com os animais, água, ciências, entre outros temas.
Dentre os ambientes, a sala sensorial, em que as crianças ficavam de olhos vendados ouvindo sons da natureza e tocando folhas, frutas e outros elementos, chamou a atenção. “Toquei em pedra, farinha de trigo e senti cheiro de canela”, contou Clayton Ferreira da Silva, 10 anos, alunos da Escola Municipal Antonio Brasil de Siqueira. As crianças também conheceram diferentes tipos de horta e plantaram sementes. “A horta ajuda a não ter mais poluição, porque vamos ter mais plantas no Planeta”, comentou Rhuan Costa Gomes, 8 anos, aluno da Escola Municipal Profª Marlene Muniz Schimidt.
Os estagiários de Educação Ambiental do programa Escola de Tempo Integral ministraram as oficinas de papel reciclado e fermentação biológica. Os alunos também assistiram a palestras sobre recursos hídricos, controle de incêndios e queimadas e guarda responsável de animais. Artesãos do Ateliartes mostraram o que pode ser feito a partir de materiais recicláveis, como latas e garrafas.
Os artistas plásticos do Grupo Frontíspicio também apresentaram seus trabalhos no local. “Buscamos dentro da sensibilidade artística que a criança veja como tudo se transforma. A partir de números podemos criar animais marinhos, por exemplo. Assim, procuramos despertar a transformação de cada um”, disse Zeti Muniz, representante do grupo.
A coordenadora de Artes da Escola Municipal Profª Marlene Muniz Schimidt, Palmira Campetelli, aprovou o evento. “Deveríamos ter mais atividades como esta durante o ano. A criança nesta idade é muito visual e hoje foi um dia em que isso foi muito bem explorado”, observou. Para Lucimeyre Gonçalves, coordenadora da Escola Ambiental, a comemoração atingiu seus objetivos. “Nossa proposta foi dar oportunidade às crianças para aprenderem em espaços diferentes da sala de aula e como nossa missão principal é formar os professores, procuramos demonstrar a eles que qualquer espaço pode ser um espaço de aprendizagem”, disse.
Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes