Mogi: Nova unidade de saúde será inaugurada neste sábado no Jardim Santos Dumont
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura no próximo sábado (23/02), às 11 horas, uma nova Unidade Básica de Saúde localizada na Rua Tonga, nº 420, no Jardim Santos Dumont III. A unidade prestará atendimento em conformidade com o Programa Saúde da Família (PSF) e será o 48º equipamento de saúde municipal e o 18º entregue pelo prefeito Marco Bertaiolli.
Entre os equipamentos do município que atendem os pacientes nos moldes do Programa Saúde da Família, a nova unidade, denominada Jardim Aeroporto II / Jardim Santos Dumont III, será a 12ª, sendo a quinta implantada nos últimos quatro anos. As outras quatro foram Jardim Piatã, Jardim Nove de Julho, Residencial Novo Horizonte e Conjunto Toyama. “Avançamos muito e vamos continuar avançando ainda mais na área da saúde, porque a saúde não é uma obra única, mas um conjunto de ações e serviços essenciais para a população. A nova unidade implantada no Jardim Santos do Dumont possui amplas instalações e foi projetada desta forma para atender com qualidade uma região que está sempre crescendo”, afirma o prefeito Marco Bertaiolli.
O novo equipamento será a maior unidade do Programa Saúde da Família em Mogi das Cruzes, com mais de 500 metros quadrados (m2) de área construída e um investimento total de R$ 1.376.458,39 na execução da obra. Terá capacidade para atender mais de 3 mil famílias quando estiver operando plenamente e contará também com atendimento em Odontologia. “A implantação das equipes e dos serviços será feita de forma gradativa, mesmo sistema adotado nos outros equipamentos de saúde”, adiantou o secretário adjunto de Saúde, Marcello Cusatis.
Saúde da Família
O Programa Saúde na cidade de Mogi das Cruzes é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde que tem como principais objetivos reorganizar a prática da atenção à saúde e levar assistência médica e de prevenção para mais perto da comunidade. O atendimento é prestado na unidade ou no próprio domicílio pelos profissionais que compõem a equipe. Cada equipe é formada por 14 pessoas, sendo seis agentes comunitários, que são moradores do bairro, dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro, um médico, um técnico de farmácia, um auxiliar administrativo, um dentista e um técnico de saúde bucal. O médico que atende é um clínico geral, que garante atendimento de crianças, adultos e idosos.
Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes