Mogi: Urbanização valorizará Botujuru
segunda-feira, 22 de outubro de 2012Após inúmeras ações de urbanização e implantação de infraestrutura em localidades como Jundiapeba, Vila Nova União, Jardim Aeroporto, Jardim Layr, Vila Nova Cintra e Vila Jundiaí, entre outros, chegou a vez do Botujuru. Ainda neste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançará o edital da licitação para contratação de uma empresa especializada que executará obras de esgotamento sanitário no Bairro inteiro.
O local, atualmente com esgoto correndo a céu aberto nas ruas, passará a ter os dejetos não apenas coletados, como também integralmente tratados. A expectativa é de que, após a conclusão total dos serviços, até o final da próxima gestão da Administração Municipal, o preço dos imóveis chegue a dobrar, em comparação com os valores praticados atualmente. A previsão de valorização imobiliária é do secretário de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar.
Em entrevista a O Diário, o chefe da Pasta explicou que a valorização no Botujuru ocorrerá de forma imediata, após a entrega da obra, não apenas em razão dos benefícios diretos que o esgotamento sanitário trará, com a extinção das fossas nos fundos das residências e aumento da qualidade de vida da população, mas também porque a iniciativa privada deverá voltar as atenções para a região.
Chavedar esclarece que, de acordo com as normas municipais vigentes, é proibida a construção de prédios e condomínios de grande porte em áreas onde a rede de esgoto não chegue.
Por este motivo, depois que as obras forem entregues, é bastante possível que as construtoras comecem a se voltar para o Bairro, ainda inexplorado pelo setor. O secretário destaca, no entanto, que os investidores menores já entenderam o potencial do Botujuru. “Com a entrega do esgotamento, os terrenos deverão valorizar o dobro, no mínimo, e haverá uma atração das incorporadoras. Mas, atualmente, o local é alvo de pequenos e microempreendedores. São pequenos construtores, que fazem casas para vender”.
Fonte: O Diário de Mogi