Mostra do Dia Internacional da Animação será exibida gratuitamente no Theatro Vasques em Mogi
sexta-feira, 25 de outubro de 2013Na próxima segunda-feira (28/10), às 19h30, o Theatro Vasques receberá o maior evento simultâneo de cinema de animação no país, o Dia Internacional da Animação. Será exibida a Mostra Nacional e Internacional de curtas de animação em comemoração à data. A entrada é gratuita e o ingresso deve retirado com uma hora de antecedência. Neste ano, o evento, realizado pelas secretarias municipais de Cultura e Educação e promovido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), completa 10 anos de existência.
Os mesmos curtas serão assistidos pelos mogianos e moradores de mais de 230 cidades brasileiras e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Austrália. A recomendação é a partir dos 12 anos. O objetivo do evento é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.
O Dia Internacional da Animação foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e comemora a primeira projeção do teatro óptico de Émile Reynaurd em 28 de outubro de 1892 no Museu Grevin, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de desenhos animados no mundo. Além da mostra na segunda-feira (28/10), alunos da rede municipal assistirão a Mostra Infantil na próxima terça-feira (29/10) no Auditório do Cemforpe. Serão duas sessões, às 9 e às 14 horas.
“A Secretaria de Cultura já vem realizando uma série de iniciativas que visam a formação de público para a arte cinematográfica. Já fizemos sessões de cinema no Conjunto Jefferson, dentro do nosso programa Núcleos Criativos, oferecemos oficinas para quem tem interesse em trabalhar na área. Este agora é mais um grande evento que segue essa linha, e com esse foco na animação, que é um nicho muito interessante e bem desenvolvido hoje em dia”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.