Obras para a construção do novo Fórum Distrital de Braz Cubas são iniciadas em Mogi das Cruzes
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013O prefeito Marco Bertaiolli e a secretária estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda, lançaram, na manhã desta quarta-feira (20/02), a pedra fundamental para o início das obras do novo Fórum Distrital de Braz Cubas. A estrutura será erguida pelo Governo do Estado em uma área de 15 mil metros quadrados, doada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na avenida Valentina Mello Freire Borenstein, na Vila São Francisco, e tem previsão de um ano para sua construção.
Serão investidos R$ 8,7 milhões na estrutura, que será construída pelo modelo de Layout Acoplado Flexível, que facilita a ampliação das áreas para expansão dos serviços. A empresa Enconsul Planejamento e Construção é a responsável pelos trabalhos, que estão em fase de terraplanagem e montagem do canteiro de obras.
“Hoje é o dia mais importante para a Justiça de Mogi das Cruzes desde 1991, quando o Fórum de Braz Cubas começou suas atividades”, destacou o prefeito, lembrando que o novo prédio irá melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam no local e também o atendimento à população.
“É um novo Fórum, que vai desafogar toda a Justiça de Mogi das Cruzes. Por ser modular, ele poderá receber novas varas, que assim for julgado necessário. Com isso, ganha toda a cidade, principalmente a população que precisa utilizar as estruturas do Poder Judiciário”, completou Bertaiolli.
O prefeito lembrou ainda que a construção do novo Fórum Distrital somente foi possível após um amplo trabalho, que contou com a participação de diversos setores da sociedade e inúmeras reuniões entre a Administração Municipal e do Governo do Estado para a busca de soluções para o local.
“Participamos de discussões e reuniões pedindo a reforma na cidade de Mogi das Cruzes. Era um clamor da cidade, devido às condições insalubres da atual estrutura. Até que em uma reunião, a secretária Eloísa nos disse que, por mais que investimentos que fossem feitos, seria um remendo e que o ideal seria a construção de um novo prédio”, disse Bertaiolli.
Com esta definição, a Prefeitura indicou a área, que havia sido revertida junto à empresa Placo e faz parte do terreno doado à empresa em 1996 para instalação de sua fábrica, para receber a nova estrutura.
“A Prefeitura de Mogi das Cruzes é uma grande parceira para esta conquista. Se não fosse o empenho do prefeito, não estaríamos construindo este novo prédio. Com ele, será possível um melhor atendimento à população que terá uma acolhida melhor, ao mesmo tempo em que os funcionários terão melhores condições de trabalho”, destacou a secretária.
A cerimônia também teve a participação do desembargador Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda, coordenador da 45ª Circunscrição Judiciária, deputados estaduais, vereadores, representantes do Poder Judiciários, além de lideranças comunitárias.
Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes