Palestras em Mogi das Cruzes oferecem reciclagem a profissionais de Assistência Social
sexta-feira, 15 de julho de 2011A Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Mogi das Cruzes realiza, nesta sexta-feira (15/07), palestras sobre o atendimento à criança em situação de trabalho infantil a profissionais da Prefeitura e de entidades conveniadas ao poder público. As palestras são realizadas no auditório da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e debatem assuntos com legislação, políticas públicas e socialização das crianças.
“São entidades e profissionais que atuam conosco no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que atualmente atende 330 crianças da cidade. A palestra tem como objetivo dar orientação e proporcionar uma melhora contínua na qualidade dos serviços prestados pela Administração Municipal nesta área”, explica a secretária Marinês Piva.
A cidade apresenta índices positivos nesta área – praticamente não há crianças em situação de trabalho infantil e a Prefeitura mantém uma rede de apoio bem organizada, formada por órgãos públicos como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e entidades sociais. Mas, segundo a secretária Marinês Piva, o trabalho precisa ser realizado de forma contínua:
“Desde o início desta Administração Municipal, realizamos uma série de ações com o objetivo de enfrentar esta situação e, felizmente, atingimos bons resultados. Identificamos os pontos estratégicos da cidade, como semáforos e feiras-livres, e realizamos abordagens diárias nestes locais”, comenta Marinês, acrescentando que as crianças identificadas nesta situação recebem apoio – que se estende à família.
As entidades que trabalham no PETI são o Núcleo Aprendiz do Futuro, Associação Nova Esperança (ANE), Associação Mogicruzense para a Defesa da Criança e do Adolescente (Amdem), Fraternidade Santo Agostinho e Centro Educacional Jabuti. Na prática, estes grupos procuram resgatar e fortalecer os vínculos familiares, além de trabalharem no retorno da crianças à rotina estudantil e no oferecimento de atividades no contraturno escolar.
Marinês destaca os resultados da iniciativa, mas observa que a presença de crianças em situação de rua é uma situação social de difícil solução, que acontece em todo o país e que exige a participação da população no apoio ao trabalho do poder público, no sentido de amenizar as ocorrências do tipo.
Quem observar crianças ou adolescentes nas ruas da cidade pode telefonar para a Secretaria Municipal de Assistência Social (4798-5092), para o Projeto Âncora (4794-8384) ou para a Guarda Municipal (0800 770 1566), que atende 24 horas por dia.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes